quinta-feira, 31 de março de 2011

2012?

A pedra do calendário maia que foi interpretada erroneamente como um anúncio do fim do mundo marcado para dezembro de 2012 foi apresentada nesta terça-feira em Tabasco, sudeste do México.



A peça é formada de pedra calcária e esculpida com martelo e cinzel, e está incompleta. "No pouco que podemos apreciá-la, em nenhum de seus lados diz que em 2012 o mundo vai acabar", enfatizou José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História.

Na pedra está escrita a data de 23 de dezembro de 2012, o que provocou rumores de que os maias teriam previsto o fim do mundo para este dia.

"No pouco que se pode ler, os maias se referem à chegada de um senhor dos céus, coincidindo com o encerramento de um ciclo numérico", afirmou Romero. A data gravada em pedra se refere ao Bactum XIII, que significa o início de uma nova era, insistiu o pesquisador.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Poltergeist

Uma Mãe(Lisa Manning) e seus filhos, Ellie, e Jaydon, se encontram muito assustados com os fenômenos paranormais que andam acontecendo em sua casa, em Holbrooks, Coventry, Inglaterra.

Potes e panelas são jogados pela cozinha, cortinas se deslocam para cima e para baixo, luzes ligam e desligam, e portas se trancam sozinhas. E ja conseguiram filmar o fenômeno:



Lisa, 34, fez o filme há duas semanas após a colocação de câmeras escondidas pela casa.

Lisa, ja revelou que recorreu até a caçadores de fantasmas para expulsar qualquer espírito, e acrescentou: "Um médium veio e disse que nossa casa é um portal, uma espécie de ponto de ônibus para os espíritos, que a usam para passar para o nosso mundo.

"Esta é uma casa do horror. É como viver em um filme de terror. O pior de tudo é que, até mesmo eu não consigo acreditar no que está acontecendo.""O problema é que não podemos vê-lo, não sabemos onde ele vai estar ou o que vai fazer".

Lisa primeiro ficou desconfiada quando seus filhos começaram a se queixar de barulhos e de objetos que se moviam sozinhos.

Mas seus temores aumentaram quando ela descobriu o cão da família misteriosamente ferido, deitado no fundo das escadas.
Lisa disse: "Ninguém estava na casa no momento, eu o levei ao veterinário, mas ele morreu. O veterinário me disse mais tarde que os ferimentos eram consistentes com um empurrão..."

Ela alega que na semana passada o assustador poltergeist ficou ainda pior, com luzes piscando e desligando, e passos sendo ouvidos durante a noite.

Quarta-feira passada a família estava com tanto medo, que mesmo escondida na sala, foi forçada a fugir pela janela depois que a porta ficou misteriosamente trancada.

"Estavamos todos tentando abrir a porta, mas era como se alguém tivesse colocado o seu peso por trás dela. No final, saimos pela janela."

sexta-feira, 25 de março de 2011

Filme: [REC]

REC é um filme Espanhol que fez (e ainda faz) bastante sucesso ai com os adoradores de filmes de terror/suspense, tanto sucesso fez que acabou ganhando um versão americana muito invejosa e inferior chamada Quarentena, que não vou comentar aqui pois o post é apenas para o original REC.



REC mostra uma equipe de repórteres de um programa que costuma mostrar a vida noturna de trabalho na cidade e desta vez decidindo documentar uma patrulha de bombeiros em serviço. O objetivo é registar todos os momentos destes profissionais, mesmo as situações mais arriscadas. A primeira missão da noite é resgatar uma idosa que esta trancada em seu apartamento. Mas algo durante a missão corre terrivelmente mal. O que parecia ser uma simples tarefa de rotina se torna um inferno. E agora a equipe tera que gravar todos os acontecimentos bizarros que ocorrem dentro do edifício em que se encontram trancados.

O filme que é de 2007 fez tanto sucesso que ganhou a sua segunda parte em 2009

[REC] 2 - Possuidos

Passaram-se 15 minutos depois que as autoridades perderam contato com as pessoas enclausuradas no edifício. Ninguém sabe o que acontece lá dentro. O caos toma conta do lado de fora, enquanto uma equipe da SWAT, com câmeras de vídeo, é enviada para o interior do prédio para monitorar a situação e determinar o que está acontecendo. Uma tarefa aparentemente rápida e fácil. Mais estavam enganados se pensavam que sairiam com facilidade.



como esperado este tambem fez tanto sucesso que ja determinaram duas seguencias

[REC] 3 - Genesis (2011)

[REC] 4 - Apocalipse (para combinar com 2012)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Falta de Agua

Um pouco mais da metade dos municipios brasileiros(55%) poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015. É o que mostra um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Águas), que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água em todas as 5.565 cidades do país. Esses municípios representam mais de 70% do consumo de água.

O Atlas Brasil, divulgado oficialmente na terça-feira (22), conclui que o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

Desse total, quase 70% (R$ 47,8 milhões) teriam de ser investidos na coleta e tratamento de esgotos, apenas para evitar ou resolver a poluição nas fontes de abastecimento de água, já que o dinheiro não seria suficiente para universalizar o acesso ao esgoto, o maior problema da área de saneamento.

"Os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados de municípios, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público: o lançamento de esgotos sem tratamento dos municípios localizados à montante influenciam diretamente a qualidade das águas", afirma o documento.

Vamos ajudar ai a manter saudavel seu proprio futuro.

Chuva de peixes [2]

Peixes voltaram a cair do céu em Lajamanu.

Ja podemos encontrar vários pequenos peixes pelo chão proximo ao aeroporto de Lajamanu.

Em 28 de fevereiro do ano passado Lajamanu ficou coberta, duas vezes, pelos peixes que cairam do céu. A noticia podem ver aqui.

A co-coordenadora do Centro de Atendimento ao Idoso local Christine Balmer disse na época que teve que se beliscar quando encontrou "centenas". "Estes peixes estavam vivos quando bateram no chão", disse.
Um tornado pode ser responsável pelo fenômeno.

Mas Rob Knight especulou sobre o aumento da atividade OVNI no Território do Norte, que estaria por trás dos aparecimentos estranhos.

domingo, 20 de março de 2011

Toxinas

Os milhões de sardinhas que foram encontradas mortas nas águas da zona portuária de Redondo Beach, ao sul de Los Angeles, Califórnia, tinham uma neurotoxina poderosa em seus corpos.

Mas os investigadores ainda acreditam que níveis extremamente baixos de oxigênio e não a toxina ou uma concentração de algas provocaram a morte das sardinhas, mas a descoberta de ácido domóico nos peixes poderia esclarecer em primeiro lugar a dúvida de porque apareceram em massa no porto.

"É possível que altos níveis de ácido domóico nas sardinhas de King Harbour tenham agravado o estresse fisiológico dos peixes gerado pela diminuição de oxigênio, ou foi um fator que contribuiu para concentrar todos no porto, mas isso não foi confirmado", disse o professor da Universidade David Caron, em um resumo das conclusões de seu laboratório.

O ácido domóico é frequentemente encontrado no estômago dos peixes que se alimentam de plâncton durante acumulações de algas tóxicas.

A toxina tem sido associada a desordens neurológicas e doenças, mas também a morte de aves marinhas, lontras e baleias. Caron disse que é provável que apareçam aves mortas na área.

"Sabemos que morreram (as sardinhas) devido aos baixos níveis de oxigênio, então a questão agora é: por que havia tão pouco oxigênio?", escreveu em seu relatório.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Carangueijos morrem no Chile


Na baía de Mejillones, Região de Antofagasta, apareceram centenas de caranguejos mortos na praia, em uma área de mais de dois quilômetros. Funcionários da Marinha e da saúde recolheram amostras de água e espécimes para verificar a causa da morte.

terça-feira, 15 de março de 2011

"Apocalipse"

Os países europeus decidiram nesta terça-feira testar a segurança de suas centrais nucleares para tentar acalmar suas opiniões públicas preocupadas com o que um comissário classificou de "apocalipse" no Japão e que já levou alguns países, como a Alemanha, a fechar reatores.

Durante uma reunião de crise nesta terça-feira em Bruxelas, autoridades governamentais, especialistas nucleares e empresários do setor chegaram a um acordo para submeter as centrais europeias a "testes de resistência", anunciou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger.

A França, que possui o maior parque nuclear civil na Europa, com 58 dos 153 reatores da UE, prometeu testar "todas as (suas) centrais, uma a uma". No Japão, "fala-se de apocalipse e acho que a palavra é particularmente bem apropriada", declarou Oettinger. "Praticamente tudo está fora de controle" e "não descarto o pior nas próximas horas e nos próximos dias".

Depois do forte terremoto e do tsunami de sexta-feira, acidentes graves são registrados nos diferentes reatores da central japonesa de Fukushima 1, suscitando temores de uma contaminação radioativa no arquipélago nipônico. O presidente da Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN), André-Claude Lacoste, já avaliou o acidente no nível de gravidade 6 em uma escala internacional de eventos nucleares e radiológicos, que chega apenas a 7.

Em países como a França e Espanha, organizações locais pediram o fechamento de todas as centrais mais antigas e manifestações foram organizadas ou anunciadas em diversas cidades. Frente à preocupação da opinião pública alemã, a chanceler Angela Merkel anunciou a suspensão por três meses do funcionamento dos sete reatores mais antigos do país. Ela também suspendeu, pela mesma duração, a extensão do tempo de vida de todos os reatores.

A Polônia, que se prepara para construir sua primeira central, indicou nesta terça-feira que não pretende colocar em questão seu programa após os eventos no Japão. A Bulgária não deve antecipar o fechamento de seus dois reatores, previsto respectivamente para 2017 e 2019, e mantém seu plano de construir uma nova central, reconhecendo que exigirá "garantias suplementares de segurança".





Esse momento é que todos devem parar analisar e "tentar" concertar todas as besteiras que fizeram, estão fazendo e ate pensando em fazer, parar de pensar de forma egoísta, tentar mostrar mais respeito com o mundo e seu futuro caso contrario estamos todos perdidos.

Viral: The Gable Film

Não é um video atual porem é interessante para quem curte esse tipo de coisa

O vídeo, que se passa na região de Michigan, mostra algumas pessoas filmando várias coisas, mas no final do filme uma criatura ataca o cinegrafista.

Parece que acham este filme realmente capaz de deixar até o mais cético dos cientístas com duvidas e até hoje não se sabe quem o realizou. Dizem que este filme é a unica prova que lobisomens realmente existem.



Existe tambem um segundo video como resposta deste primeiro mais não seria possivel postar aqui pois o youtube bloquearia por conter imagens chocantes e repugnantes mais o video pode ser visto aqui: Gable Film 2 então cuidado ao assistir :)

Esse segundo video foi feito por um colaborador do governo do Michigam encarregado de documentar casos de ataques de animais nas florestas em torno das cidades do estado. O vídeo também foi feito em 1979.


Por fim...

Ao que parece o misterio ja foi resolvido no programa do history channel monster Quest em que o responsavel do video diz que tudo não passou de uma brincadeira com uma fantasia

domingo, 13 de março de 2011

Preocupação com as abelhas

A Agência Ambiental das Nações Unidas alertou em um relatório divulgado na quinta-feira que a população mundial de abelhas vai continuar em declínio a não ser que o homem mude sua maneira de manejar o planeta.

América do Norte, Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia foram afetadas com perdas de milhões de abelhas, afirma o relatório.

O documento clama para que sejam oferecidos incentivos aos proprietários de terras e fazendeiros para restabelecer o habitat das abelhas, incluindo flores que são essenciais para a pertpetuação das abelhas.

O Departamento de Agricultura dos EUA afirmou que as colônias de produção de mel diminuíram: de uma população de 5,5 milhões em 1950 para 2,5 milhões em 2007.

A economia global e o comércio internacional aparentam estar contribuindo para as perdas de abelhas. Novas espécies de patógenos que podem ser mortais para os insetos estão migrando de uma região para outra como resultado das trocas comerciais, diz o relatório.

Peter Neumann, co-autor do relatório, afirmou que a transformação das áreas rurais nos últimos 50 anos incentivou um declínio na população de abelhas e outros polinizadores.

Na América do Norte, as perdas de colônias de abelhas melíferas desde 2004 deixaram o continente com o menor nível de polinizadores manejados dos últimos 50 anos.

Criadores de abelhas da China e do Japão também reportaram recentemente perdas de colônias.

Uma das causas apontadas para o desaparecimento dos insetos é o ácaro Varroa, que matou milhares de abelhas da Europa, América do Norte e no Oriente Médio. África, América do Sul e Austrália não têm problemas com o Varroa.

Luzes

Luzes misteriosas no céu do sul da Austrália em 09 de março de 2011 indicam vários objetos voadores não identificados, ou um enorme OVNI?

Um vídeo mostrando cerca de oito luzes bruxuleantes brilhando no céu sobre o sul da Austrália em 09 de março de 2011 deixou muitas pessoas se perguntando se eram vários OVNIS ou somente um grande OVNI com várias luzes.

As luzes parecem tremer, e algumas até parecem mudar de cor. No entanto, as luzes não parecem mudar de distância uma da outra, o que aponta para a possibilidade de que o vídeo mostre um enorme OVNI em vez de vários (oito, talvez) menores.

sábado, 12 de março de 2011

Mudanças no Norte Magnético

Não parece verdade mais esta acontecendo, o Polo Norte magnético está se movendo mais depressa ameaçando mudar os meios de transporte e rotas de migração de animais.

Cientistas dizem que o norte magnético, que por dois séculos tem estado na vastidão gelada do norte do Canadá, desloca-se para a Rússia à velocidade de 60 quilômetros por ano.

O ritmo de deslocamento aumentou em cerca de 30% em dez anos, suscitando a especulação de que o campo magnético do planeta estaria se dobrando, o que faria as bússolas se inverterem e apontarem para o sul em vez do norte, algo que acontece de três a sete vezes a cada milhão de anos.

O fenômeno já causa problemas na aviação. O Aeroporto Internacional de Tampa, na Flórida, passou um mês trocando o nome de suas três pistas que, como acontece comumente nos Estados Unidos, são identificadas por números que correspondem à direção em graus que têm na bússola.

O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos.

Isso faz a Administração Federal de Aviação dos EUA reavaliar os nomes das pistas dos aeroportos a cada cinco anos. Mudanças como a de Tampa foram realizadas recentemente nos aeroportos de Fort Lauderdale e Palm Beach.

Geólogos acreditam que o Polo Norte magnético (que é diferente do Polo Norte geográfico, o eixo no qual a Terra gira) desloca-se em função de mudanças no núcleo da Terra, supostamente composto de ferro líquido. O polo magnético foi localizado pela primeira vez em 1831 e tem sido monitorado desde então.

Registros indicam que a localização do polo pouco mudou nas primeiras décadas após sua descoberta.

Mas, por volta de 1904, ele começou a ganhar mais velocidade rumo ao nordeste, movendo-se cerca de 15 quilômetros por ano.

Esse ritmo acelerou significativamente a partir de 1989, possivelmente devido a uma espécie de "onda" magnética nas profundezas do planeta.

O polo agora parece seguir para a Sibéria, movendo-se aproximadamente 60 quilômetros por ano.

- O campo magnético da Terra nunca foi fixo, mas agora parece mudar mais depressa - afirmou o geofísico Jeffrey Love, da US Geological Survey.

O sistema de GPS, baseado em satélites, tem substituído as bússolas na orientação de sistemas de transportes profissionais.

Mas as bússolas ainda são muito úteis e essenciais para exploradores e trekkers, dentre outros. E em alguns ambientes, como o fundo do mar e o subsolo, onde o sinal dos satélites não chega, elas são a única opção.

A indústria do petróleo, que usa magnetos para determinar o ângulo correto para posicionar suas perfuratrizes, precisa saber como precisão onde está o norte magnético.

Aves que voam para o sul a cada inverno do Hemisfério Norte, assim como uma vasta quantidade de criaturas marinhas migratórias, podem ficar desorientadas.

Além disso, animais de grande longevidade, como as baleias e tartarugas, poderão precisar recalibrar seus instintos de navegação.

Os habitantes da América do Norte terão que suportar o custo e a inconveniência de mudar os nomes das pistas de seus aeroportos, mas serão beneficiados em pelo menos uma coisa: terão mais oportunidades para observar um dos fenômenos naturais mais espetaculares, as auroras boreais.

Ninguém pode prever com exatidão o impacto de uma reversão magnética, na qual os polos norte e sul magnéticos trocam de lugar.

A última ocorreu há 780 mil anos, após uma período de estabilidade de 5 milhões de anos. Geólogos, porém, acreditam que uma reversão total ainda demorará para acontecer.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto e Tsunami



Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, matando ao menos 60 pessoas no país e gerando um tsunami.

O tremor foi o 7º pior da história, e também o pior já registrado na história do Japão.

Imagens de TVs locais mostram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai. Carros e barcos foram arrastados, em imagens impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros. Vários governos emitiram alertas e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.

A Indonésia também informou que não houve danos na chegada das ondas, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, já levantou o alerta.

As ondas alcançaram 1,5 metro nas ilhas Midway, segundo o centro. A estação de monitoração disse que era impossível prever a altura das ondas que já começavam a chegar ao Havaí, segundo a TV local.

A Polícia Nacional afirmou que pelo menos 60 pessoas morreram, 56 estavam desaparecidas e 241 ficaram feridas, mas os danos eram tão grandes que iria demorar para se ter uma cifra definitiva. A imprensa local fala em muitas mais mortes registradas. A agência semioficial Jiji Press relatava que entre 200 e 300 corpos foram achados na costa da cidade de Sendai.

Vejam mais na fonte >>>> G1

O Tsunami ainda deixou em alerta os países vizinhos ao Japão, como Filipinas,Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.

Representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.

Autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país. No Japão, usinas nucleares e refinarias de petróleo foram fechadas devido a temores que elas poderiam ser atingidas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

As mortes continuam


Milhões de peixes apareceram mortos nesta segunda-feira dia 07 numa área portuária da Califórnia, nos EUA. Em alguns pontos nem da para ver a água.

As autoridades de Redondo Beach estão investigando as causas da morte desses milhões de peixes nas águas da marina de King Harbour.

“Basicamente, há peixe por todo o lado do porto”, disse Jason McMullin, diretor adjunto do Kings Harbour.

Uma das hipóteses diz que uma maré vermelha, fenômeno natural originado por algas, pode ter empurrado as anchovas para o porto, onde morreram por falta de oxigênio na água.

terça-feira, 8 de março de 2011

Fóssil Alienigena

O Dr. Richard B. Hoover, astrobiólogo da NASA especializado no estudo de formas de vida microscópicas, afirma ter encontrado o fóssil de uma bactéria alienígena dentro de um tipo de meteoro muito raro.



Segundo Hoover, sua descoberta demonstra a existência de vida alienígena. As bactérias foram encontradas dentro de meteoritos do tipo Condritos Carbonáceos C1.

"Eu interpreto isso como um indício de que a vida está distribuída de maneira mais ampla do que se estivesse apenas restrita ao planeta terra", disse.

Hoover descobriu os fósseis ao dividir os meteoritos e analisar seu interior com um microscópio especial. Segundo ele, muitos dos fósseis encontrados são bastante similares a outros que podem ser encontrados no planeta Terra.

"A coisa excitante é que eles são em muitos casos reconhecíveis e podem ser associados de perto com as espécies genéricas que existem na Terra", disse.

Outros fósseis, porém, são incomuns. "Existem alguns que são simplesmente muito estranhas e não se parecem em nada que eu fui capaz de identificar, e eu os mostrei para diversos outros especialistas que também ficaram surpresos."

Planos secretos

A empresa americana Boeing anunciou o lançamento de uma segunda nave espacial sem tripulação X-37B.

- A Boeing anuncia o lançamento com sucesso do segundo veículo de teste orbital (OTV) para a unidade de intervenções rápidas da Força Aérea americana.

Craig Cooning, vice-presidente da Boeing Space & Intelligence Systems, disse que o segundo lançamento foi um "passo importante" após o retorno da primeira nave, em dezembro do ano passado.

A primeira nave foi lançada em abril do ano passado para permanecer em órbita por oito meses e retornou em dezembro. A verdadeira missão dos veículos não tripulados é sigilosa.

sábado, 5 de março de 2011

Resurreição canina

O cão Wall-E, de Oklahoma, ficou muito doente e teve que ser sacrificado para não sofrer mais.

Scott Prall, veterinário, até se certificou de que ele estava, realmente, morto.Mas isso não o impediu de acordar no dia seguinte e sair pulando por aí, saudável.

Agora, todos estão procurando um lar para Wall-E e não faltam candidatos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mediunidade X Paranormalidade

Sei que ando bastante sumido daqui, e peço desculpas por isso. Acontece que estou sem acesso à internet em minha residência, desde pouco depois da minha última postagem aqui. Mas vamos ao que interessa, pois não?

Sempre li, em todas as partes sobre o assunto, tremendas bobagens e confusões a respeito das duas nomenclaturas cunhadas "médium" e "paranormal". Pessoas chamando fenômenos mediúnicos de paranormais, e vice-versa. Isso é confuso e, às vezes, irritante, não é mesmo? Então, para uma maior clareza dos fatos, irei definir a tênue diferença que separa esses dois grupos de metapsíquicos.

- Paranormal: Vamos tomar como exemplo o telepata que, lembrando, não "lê a mente" das pessoas como costuma-se pensar. Um telepata, através de sua glândula pineal, emite uma energia chamada de psiônica. Assim, essa energia atravessa um espaço que, teoricamete, poderia ser infinito, e, ao entrar em contato com outro cérebro, o telepata passa a ter uma ideia do que se passa na mente do outro através da energia recebida. Por exemplo, o telepata pode saber, mesmo à distância, se outra pessoa está feliz, nervosa (costuma-se confundir com cansaço, principalmente em mulheres), triste, passando mal, etc...

- Médium: Tomemos como exemplo o médium de inspiração. A mediunidade de inspiração é análoga à telepatia, por transmitir informações a nível consciência-consciência, sem qualquer meio padrão de comunicação. Nesse caso, digamos que o médium vá escrever um livro. Nesse ínterim, ele passa a receber ideias que, geralmente, ele pensa que são dele. Através da glândula pineal, seu perispírito (invólucro etéreo do espírito) expande-se em uma direção, unindo-se ao médium, que recebe as informações através da glândula pineal, da epífise e hipófise.
Para todas as mediunidades, sempre utiliza-se fluido animalizado e perispírito, nunca a energia psiônica, como no caso da paranormalidade.

Há também casos em que um indivíduo, telepata por exemplo, passa a também receber informações de espíritos. Nesse caso, ocorre que esses paranormais fazem sua "força" ultrapassar a barreira entre vivos e mortos, desimpedindo-os de atuar como médiuns. Particularmente, desconheço qualquer nomenclatura referente a eles, a não ser médium-paranormal, porém gosto de chamá-los de anfóteros.


Espero ter esclarecido algo.